DOIS MESES atrás, indiquei aqui três séries e sublinhei o meu fastio em relação a produções sobre crimes – com detetives, mafiosos, traficantes e espiões. As repetições e lugares-comuns nesse gênero me incomodam muito.
No mesmo post, afirmei também o meu histórico desinteresse por seriados sobre “monstros e magos”. No entanto, continuo experimentando bastante. A conclusão, por enquanto, é a mesma: 9 em cada 10 seriados de TV não valem a pena. Percebo isso nos primeiros trinta minutos.
Porém, uma minissérie dinamarquesa (2020) baseada numa história real me chamou a atenção, apesar do título pouco convidativo para um telespectador como eu, que tende a preferir os bons dramas psicológicos às ações/aventuras óbvias e previsíveis: “The Investigation” (HBO).
Eu a vi quando era assinante da Now aqui na Itália. Não sou leal a nenhum streaming. Dreno o que me interessa e vou para outro(s). Talvez eu volte a ser assinante do streaming que abandonei. Talvez não.
“The Investigation” é uma narrativa tão inusitada quanto o fato que a inspirou. Seis episódios sóbrios e sombrios contam a história da investigação (em Copenhague) do assassinato da jornalista Kim Wall, que ficou conhecida como “o caso do submarino”. Kim desapareceu depois de ter saído para entrevistar um sujeito (o “improvável” assassino) que havia construído um submarino artesanal.
SUSPEITO “INVISÍVEL”
O único suspeito não é nomeado. Não vemos nem o seu rosto. O homem é uma presença espectral apenas. Figura patética, ao que parece, ele altera e distorce constantemente sua versão à medida que as tantas evidências contra ele são encontradas. Quanto mais a promotoria investe no caso, menos provas sólidas vêm à tona e mais confusão se cria.
O diretor Tobias Lindholm – de “Borgen”, que, aliás, abandonei no quarto capítulo, sem me importar nem um pouco com o sucesso essa série vinha tendo – consegue um resultado interessantíssimo: constrói uma espécie de “falso perigo iminente”, com um desenrolar propositalmente lento (às vezes beirando a sonolência), mas com uma constância espetacular.
Não dá para etiquetar “The Investigation” como “policial”, em termos clássicos. Adorei isso, diga-se. Vale a pena ver essa minissérie (desconsidere o clichê da relação conflituosa entre o detetive principal e sua filha ressentida).
#hbo #minissérie #serietv #theinvestigation #nowtv #TobiasLindholm #tvseries #danmark #dinamarca #suecia #danimarca #svezia #sweeden #seriados