Beleza vale a pena

37 Shares

“Beleza não põe mesa.” Esse ditado envelhecido tenta nos passar a lição de que não devemos nos preocupar muito com as aparências, mas sim com os valores primordiais (como a comida na mesa, por exemplo). É um clichê, você sabe. A beleza é mais importante do que imaginamos. Ao que parece (risos), beleza vale a pena. E não sou eu quem está dizendo.

beleza vale a pena

Pesquisas de psicologia evolutiva recentes mostraram que “vivemos em função da ideia de que o belo é o melhor que o feio, em todos os âmbitos da vida”. Portanto, busque a beleza, sempre que você quiser. Mas nessa tua busca procure honrar o teu conceito pessoal de beleza, em vez ficar brigando com os padrões de beleza estabelecidos de tempos em tempos para as manadas.

PESSOAS

Na prática, pessoas atraentes – no sentido de vistosas e empáticas – têm mais oportunidades, salários mais altos e tratamento especial. Sentiu-se agredido com essa informação científica? Pois não vai adiantar nada a gente ficar magoado. É assim.

Você pode (e deve) questionar os padrões atuais de beleza humana (física) da cultura ocidental, porque são impositivos e imprecisos, sem dúvida. Quem disse que tem de ser assim ou assado? Mais: a ideia de um tipo único e imutável de beleza é uma prisão. Não caia nessa armadilha.

Newsletters

Muitos fatores podem influenciar a atratividade individual. A maneira como você se veste, como você age e como se comporta, por exemplo. Mesmo heranças genéticas que parecem difíceis (ou mesmo impossíveis) de alterar, como a raça, a etnia, as formas ósseas, as proporções, etc., podem influenciar a nossa atratividade aos olhos dos outros.

ROSTO E CULTURA

A primeira coisa que notamos quando encontramos alguém é o rosto. Existem rostos que são ímãs, capturam nosso olhar imediatamente, e rostos que simplesmente não possuem “nitidez” (segundo a nossa percepção).

O cérebro, entre suas milhões de funções, é um verdadeiro detector de beleza. Detecta-a e processa a informação detectada em apenas 15 milissegundos, dizem os pesquisadores. Se você disser que a beleza está nos olhos de quem a vê, concordarei com você.

Em termos computacionais, a beleza hoje em dia pode ser representada por proporções matemáticas. [Na verdade, Leonardo da Vinci foi um dos primeiros a elaborar as diferentes proporções de uma forma humana “atraente”.] Mas essa tal “forma atraente” possui uma enorme variação de estruturas faciais/corporais dentro de uma mesma cultura.

beleza vale a pena

QUALIDADE DE VIDA

Esse assunto é fascinante, tanto quanto aquilo que acreditamos ser belo e/ou feio. O fato é que não podemos mais negar que a percepção (individual) de beleza no dia a dia pode contribuir para ampliar a nossa percepção em outros âmbitos. Um desses âmbitos é o da qualidade de vida.

A foto acima (Florença, vista da Ponte Santa Trinita), feita com o meu celular às 21h30 de uma noite de verão, é só para te mostrar que morar em uma cidade bonita (isso, na minha visão/percepção particular de beleza, ok?) multiplicou a minha perspectiva sobre o que é viver bem.

Beleza faz bem aos meus olhos e à minha alma. Nos dias em que estou meio down (com ou sem razão), tomo o seguinte “medicamento natural”: caminhar/pedalar por Florença apreciando a beleza inusitada desta cidade que, 500 anos atrás, era o que Nova York é hoje, em termos de inovação e cosmopolitismo.

/// Saiba mais sobre o Sergio Vilas-Boas. ///

/// Siga o Sergio no Instagram ///

/// Precisa de um produtor de conteúdos? Leia isto. ///

Newsletters
37 Shares

Sergio Vilas-Boas

Jornalista, escritor e tradutor. Apaixonado por artes e psicologia. Autor de vários livros, entre eles "Perfis: o Mundo dos Outros" e "Biografismo". Mora em Florença, Itália. //// Journalist, writer, and translator. Loves arts and psychology. Author of "Perfis: o Mundo dos Outros", "Biografismo", and other books. Lives in Florence, Italy: https://sergiovilasboas.com.br ///// [email protected]

Write a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdo protegido
37 Shares 381 views
Share via
Copy link
Powered by Social Snap