Valores são medidas de importância

6 Shares

A gente ouve com frequência perguntas e respostas envolvendo a palavra valores. O que são valores? Minha definição: valores são medidas de importância que atribuímos às pessoas e às coisas.

No que se refere a pessoas, valorizo amizade, lealdade, inteligência e gentileza, para citar alguns.

Em relação às coisas, valorizo o necessário. Sou minimalista. Tento ocupar o mínimo de espaço físico possível. Valorizo também conhecimento e criatividade. Quanto a estes dois últimos, a abundância é fundamental.

Valores são medidas de importância
Newsletters

HUMANÍSTICO/INDIVIDUAL

Para a psicologia, valores motivam. Alimentam nossos pensamentos e emoções. Atiçam nossos interesses pessoais de maneira profunda e nos enchem de prazer. Influenciam a forma como a gente se comporta. Podem ser positivos quando ajudam a promover a saúde física e mental; ou destrutivos quando contêm ideais autoritários e incivilidades, polarizações e invejas, medo patológico do fracasso e hipocrisias.

Dois valores gerais (macro), no meu entendimento, são: 1) o humanístico: contribuir para o progresso/avanço do processo civilizatório, ajudando a ampliar a igualdade de direitos e deveres e a inclusão econômica e social; e 2) o individual, no sentido de: A) persistir no autoconhecimento até construir uma autoestima sustentável; e B) sentir-se realizado(a) e respeitado por exercer os próprios valores.

EXEMPLOS

Exemplos de valores saudáveis/inspiradores:

Valores são medidas de importância

OS MEUS

O exercício prático cotidiano dos valores que escolhemos exigem um esforço grande, mas é recompensador, você sabe. Quanto mais praticamos os nossos valores, mais forte e profundamente influenciamos o entorno e somos positivamente influenciados por ele. O ideal é que as pessoas ao nosso redor saibam/reconheçam claramente o que a gente valoriza e por que valoriza.

Além dos itens apontados acima, valorizo também a liberdade de escolha, o cosmopolitismo, a diversidade (multiculturalismo), a paz e a harmonia. Eu poderia citar vários outros valores meus, como as artes (principalmente a música), a escrita (ler e escrever), a psicologia, a filosofia e a ciência. E você? Quais são os seus valores?

/// Saiba mais sobre o Sergio Vilas-Boas. ///

/// Siga o Sergio no Instagram ///

/// Precisa de um produtor de conteúdos? Leia isto. ///

Newsletters
6 Shares

Sergio Vilas-Boas

Jornalista, escritor e tradutor. Apaixonado por artes e psicologia. Autor de vários livros, entre eles "Perfis: o Mundo dos Outros" e "Biografismo". Mora em Florença, Itália. //// Journalist, writer, and translator. Loves arts and psychology. Author of "Perfis: o Mundo dos Outros", "Biografismo", and other books. Lives in Florence, Italy: https://sergiovilasboas.com.br ///// [email protected]

Write a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdo protegido
6 Shares 383 views
Share via
Copy link
Powered by Social Snap